BLOG

O papel da arquitetura em ambientes comerciais e corporativos

Escritório de advocacia Grego Santos, Dantas, Martin e Neri

A arquitetura e o design influenciam a maneira como as pessoas se sentem e como comportam-se no ambiente. Neste sentido, a importância dessas áreas para espaços comerciais é enorme, pois o foco do projeto deve ser o bem-estar do cliente e, consequentemente, alcançar melhores resultados para a empresa. Isso, é claro, vai muito além de uma fachada bonita. Um ambiente pensado para o cliente leva em consideração muitos fatores como conforto e acessibilidade.

Materializar as sensações que a empresa deseja despertar no cliente, como confiabilidade, segurança, organização, credibilidade e apelo emocional, é o papel da arquitetura em ambientes comerciais e corporativos. Em lojas, por exemplo, todo o espaço é planejado para que a pessoa se sinta mais à vontade, como se estivesse de férias por 15 minutos – como descrevem especialistas da área. Nestes casos, o fluxo deve ser claro e o layout do ambiente deve explicitar a logística e facilitar o processo de compra, para que a única preocupação do cliente seja escolher qual produto deseja levar para casa.

Em ambientes que vendem serviços, isso não é diferente. A arquitetura e o design de interiores podem ajudar a impulsionar o negócio alinhando o que o cliente procura com o que a empresa oferece, o product market fit, ou seja, quando o mercado e a demanda têm o encaixe perfeito. Escritórios de advocacia, por exemplo, precisam inspirar confiança e credibilidade ao cliente. O espaço deve transmitir estes valores, para que a pessoa sinta que, muito além de apenas oferecer um bom serviço, a empresa preocupa-se com o bem-estar dela.

Escritório do Google em Pittsburg, Estados Unidos.

Escritório do Google em Pittsburg (EUA).

Também é importante pensar na própria equipe que, por passar muito tempo nesse espaço, precisa se sentir acolhida. Um ambiente funcional ajuda a otimizar o trabalho e dá mais agilidade à rotina da equipe. O aumento da produtividade dos funcionários por causa do ambiente já foi registrado em diversas empresas, como o Google, por exemplo. A empresa de tecnologia tem ambientes despojados, alinhados à cultura empresarial e que oferecem qualidade de vida, estímulo à criatividade e autonomia aos colaboradores.

Nosso trabalho
Ao contratar uma empresa para projetar o seu escritório ou espaço comercial, priorize quem valoriza o componente humano que ocupará o seu negócio.

Converse com a gente para entendermos qual a melhor opção para a sua empresa!

Fontes:
TED
Medium
Mundo RH

Imagem:
Arco Web